4 dicas para reduzir custos dos veículos de uma frota

Administrar uma frota de caminhões, carros ou outros veículos é uma tarefa complexa. Coordenar uma equipe de pessoas que trabalha externamente na maior parte do tempo já é por si só um desafio…. Se somarmos o planejamento da logística, a busca por eficiência, o cuidado com os prazos de manutenção e uma série de fatores envolvidos, a gestão de uma frota uma tarefa bastante desafiadora.

Montamos esse artigo com algumas dicas para ajudar você a organizar a gestão de sua frota. Continue lendo e aprenda a reduzir seus custos e aprimorar a logística de sua empresa.

Registre todos os gastos
Um dos principais empecilhos na gestão financeira de uma frota é uma má avaliação.
Você realmente sabe todos os custos que seus veículos geram? Seu planejamento anual deve contemplar todas despesas imagináveis: multas, troca de óleo e componentes, depreciação, seguro… 

Pra onde foi minha gasolina?
Muitos empresários ficam com uma pulga atrás da orelha quando se fala em gastos com gasolina. Como ter certeza de que as compras de combustível feitas pelos funcionários são devidas?

É importante buscar formas de elucidar questões como essa. Que tal criar convênios ou parcerias com postos de gasolina para garantir que seus veículos sejam abastecidos sempre no mesmo lugar? Essa é uma forma simples de garantir que não haja gastos pessoais dos colaboradores lançados juntamente às notas de combustível, por exemplo.
Outra possibilidade é investir em sistemas de gestão de abastecimento.

Será que meus funcionários estão mesmo trabalhando?
Esse é um dilema comum para muitos gestores que lidam com frotas. Na grande maioria dos empresas as despesas com a folha são um dos maiores gastos que existem. E por vezes, um gestor acaba descobrindo que as horas de trabalho de um funcionário foram mal utilizadas, para resolver questões pessoais por exemplo, ou outras atividades não relacionadas ao momento do trabalho.

Problemas como esse são como pequenos vazamentos no seu orçamento. Podem parecer de importância menor num primeiro instante, porém se não são estancados, podem se tornar críticos. Se um funcionário desperdiça 30 minutos  ou 1h de trabalho por dia, isso significa ao longo de um mês, vários dias de trabalho desperdiçado.

Para uma melhor administração, é importante buscar formas de descobrir a utilização correta do tempo de trabalho. Isso é possível utilizando sistemas de rastreamento: com eles, você pode checar onde cada motorista está ou esteve em seu horário de trabalho.

Planejamento: quanto mais preciso, melhor
É de conhecimento no âmbito da administração que não há como gerenciar algo sem ser mensurado. Apesar disso, há transportadoras que deixam de registrar informações importantes, que poderiam tornar o trabalho mais inteligente.
Perguntas como “Quantos quilômetros foram rodados?”, ”Quantos litros de gasolina são gastos por dia em média?”, “Será que diferentes funcionários levam tempos diferentes para fazer os mesmos trajetos?” São algumas perguntas importantes que podem levar a uma correta análise de dados. Compiladas com precisão ao longo dos meses, essas e outras informações revelam como encontrar as melhores decisões para melhorar a logística e reduzir custos.

Essas são algumas formas de organizar melhor seu orçamento e reduzir os custos de operação da sua frota.  Você tem alguma dica para compartilhar com os outros leitores do Blog? Compartilhe ela conosco deixando seu comentário abaixo!

2017-08-31T23:54:02+00:00 ago, 2017|Uncategorized|0 Comentários

Deixar Um Comentário