Você sabe quais seus custos na gestão de frota?

É muito comum que na complexa tarefa da gestão de uma frota de veículos, nos deparemos com custos não planejados. Com manutenções constantes, altas de gasolina e multas, mesmo os mais experientes podem ter problema em dimensionar corretamente os gastos com a frota.

Montamos esse artigo para ajudá-lo a entender os principais custos.
Continue lendo para conhecer alguns dos gastos para os quais muitos gestores não estão atentos.

Depreciação
É muito comum que gestores ou proprietários de caminhões, carros e outros veículos não contarem com os custos de depreciação. Se não contabilizamos a depreciação ao longo do tempo, podemos chegar a perder milhares de reais em um veículo não renovado ou renovado no momento errado. Ao incluir a desvalorização do veículo em seus planos você não será pego de surpresa.

Combustíveis
Que um veículo precisa de combustível para se mover todos sabemos. No entanto, muitos fazem avaliações simplórias dos gastos ligados a combustível. Além de prever os deslocamentos com base no planejamento anual e nos histórico de períodos anteriores, é importante fazer outras avaliações.

Por exemplo, um dos fatores importantes é considerar as os aumentos no preço da gasolina que acontecem ao longo do ano. Por mais que seja difícil prever, é improvável que um ano acabe com um preço de gasolina igual ou menor ao do início do ano.

Outra dica é fazer parcerias com postos de confiança para garantir que os veículos sempre sejam abastecidos no mesmo local. Assim, fica mais fácil prever os gastos.

Manutenções imprevistas
Manter seus veículos em constante manutenção e fazer as revisões de fábrica é essencial. Além de elevar sua produtividade, elas ajudam a garantir a segurança de seus funcionários ou das cargas, no caso de transportadoras.

Para um controle preciso dos custos é importante estimar todas as manutenções que possam surgir, como acidentes ou problemas com bateria, por exemplo. Para isso, vale a pena manter um registro ao longo dos anos, para criar um histórico e referências.

Estes são alguns dos custos para o gerenciamento de uma frota muitas vezes ignorados.
Avalie eles em seus planejamentos, mas não pare por ai: cada negócio tem suas próprias particularidades. Para que você possa ter um melhor aproveitamento é importante analisar todas as informações de que dispõe para uma boa gestão.

E você, o que tem feito para reduzir os gastos de seus veículos?
Compartilhe conosco abaixo nos comentários!

2017-10-07T00:47:25+00:00 out, 2017|Gestão de frota|Comentários desativados em Você sabe quais seus custos na gestão de frota?