GPS e GPRS? Qual a diferença? Entenda de uma vez por todas

O rastreamento veicular é muito popular no Brasil e no mundo devido ao desenvolvimento contínuo das tecnologias GPS, GSM e GPRS – responsáveis por serviços como mapas de navegação (como Google Maps, Waze), aplicativos de transporte (como Uber), localizadores de celular, jogos de videogame, entre outros.

“Mas como isso funciona? Aliás, o que é que essas siglas todas significam? Qual a diferença de GPS e GPRS?” Essas são dúvidas comuns e escrevemos esse artigo para respondê-las.

GP… o quê?

Os rastreadores veiculares (seja para motos, carros, ou outros fins) são equipados com 2 componentes: um módulo de recepção GPS e um módulo de transmissão GPRS/GSM. Ou seja, diferente do que se pode pensar, GPS e GPRS (ou GSM) são dois processos diferentes que integram um mesmo sistema.

GPS

Traduzido do inglês, GPS é uma sigla para “Sistema de Posicionamento Global”. O sistema funciona através de um conjunto de 24 satélites que circundam a terra transmitindo informações precisas de rastreamento. Essas informações são captadas por aparelhos que tenham um módulo de recepção, calculando a posição do rastreador ao receber as informações.

GSM/GPRS

As siglas, traduzidas do inglês, significam respectivamente “Serviços Gerais de Pacote por Rádio” e ”Sistema Global de Comunicação Móvel”. Os sistemas GSM/GPRS são responsáveis por transmitir as informações recebidas pelo módulo GPS (satélite) para um servidor, que por sua vez fará uma interpretação dos dados através de um software.

Traduzindo dados, desenhando mapas
Através desses dois componentes (receptor GPS e transmissores GPRS/GSM), torna-se possível o serviço de rastreamento. Os dados transmitidos e recebidos, através do software adequado, deixam de ser números e códigos para se transformarem em mapas com localizações precisas. Além disso, no caso de caminhões, carros e outros veículos, ainda é possível extrair uma infinidade de informações, como o tempo em que o motor está ligado, se está chovendo, a velocidade média de direção, entre diversas outras possibilidades.

Seja para aplicativos de celular, serviços de segurança ou outras funções, o GPS é uma tecnologia que podem facilitar nosso dia a dia e trazer mais segurança.

2017-08-25T00:26:10+00:00 ago, 2017|Uncategorized|0 Comentários

Deixar Um Comentário